Posted in: Conceitos

Tecnologia uma visão geral

Tão moderna quando os computadores dos dias atuais e tão antiga quanto a roda, ela acompanha a vida das pessoas desde antes do que se tem registro, ela esteve presente na forma em que as primeiras ferramentas foram feitas, e estará quando as últimas também forem feitas, ela é mutável, e assim como as pessoas ela tem a capacidade de evoluir e alcançar novos patamares. A tecnologia uniu aquilo que estava distante, e também separou aquilo que estava perto, acelerou a produção, produziu hospitais, escolas, livros dentre muitas outras coisas. Salvou vidas através de vacinas, remédios e procedimentos médicos, mas também tirou vida através das bombas e armas em geral.

A tecnologia estava lá quando a primeira informação escrita foi produzida e também quando a primeira imagem foi armazenada em uma fotografia, A tecnologia vestiu o corpo de reis e rainhas, e também revestiu o corpo de cavaleiros da idade média, ela perimitiu o ferro, o bronze e o aço. Suportou altas temperaturas em fornalhas e foguetes, baixas temperaturas em freezers industriais, suportou o peso das pedras, e navegou por cima das aguas. A tecnologia sabe quantas horas são, e sambe “ou acha que sabe” quando vai chover. Com tecnologia podemos acessar todo conhecimento produzido pela humanidade ainda que caiba somente a nós o discernimento sobre o que é verdadeiro e o que é “fake news”. Os momentos passam a caber nos bolsos, mas as expectativas ainda estão sem um lugar para guardar.

A tecnologia revela verdades sobre o universo, mas ainda falha em revelar verdades sobre pessoas, ela viola privacidade mas protege contas bancárias, te faz ganhar dinheiro e te faz gastar tempo. A tecnologia é bem ampla pra ser toda descrita num texto como esse.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *